segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COBERTURA FOTOGRÁFICA DO AÇÃO CRIANÇA 2011





CMDCA Realiza o Ação Criança 2011



Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente realizou durante a semana da criança, uma promoção com entrega de brinquedos a crianças carentes do município de Rodolfo Fernandes.

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, também participou da ação que contou com a ajuda de doações dos brinquedos.

O projeto Ação Criança é mais uma atividade que o CMDCA E CTDCA realiza na cidade.
Com o intuito de agregar crianças e adolescentes, o projeto Ação Criança vem sendo desenvolvido, apartir de ações sociais, como visitas domiciliares, distribuição de kits de proteção dentária,entre outras atividades.

No ultimo dia 12 de outubro, foram entregues mais de cem presentes a crianças mais carentes do município e na zona rural.

Para Maria do Carmo, presidente do Conselho Tutelar, ela comentou que: “Foi ótimo e gratificante, ver o sorriso de cada criança ao receber o presente. Nosso objetivo é amenizar em alguns casos o sofrimento emocional delas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CMDCA Desenvolve o Projeto Criança Feliz 2010


O conselho tutelar e conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente – CMDCA, prefeitura municipal, através das secretarias de assistência social, secretaria de educação, promovem a SEMANA DA CRIANÇA.

Durante toda a semana foi realizada uma programação diversificada que finalizou na última sexta-feira (15/10/2010) com uma grande festa no ginásio de esporte José Negreiros de Oliveira e terá mais uma ação do projeto CRIANÇA FELIZ que chega a sua 5ª edição.

O projeto Criança feliz é uma atividade voluntaria que tem como objetivo mobilizar a sociedade através de atividades que venha beneficiar e orientar as crianças para um desenvolvimento social melhor.

Trabalha em conjunto nesse projeto o Conselho Tutelar, Conselho de Direitos – CMDCA, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Policia Militar e Prefeitura Municipal.

Ações de cidadania foi feita nas escolas municipais da sede e da zona rural, entre elas teve corte de cabelos e unhas para todas as crianças.

A creche municipal realizou uma grande festa para a criançada e distribuiu bolos, pipocas, picolés, brinquedos, fazendo assim a alegria de todos. O PETI e o PROJOVEM também realizam nesta quinta-feira sua comemoração que seguirá até o fim da semana.

A prefeita Bernardette Queiroz em suas palavras demonstra a satisfação de fazer uma grande comemoração para as crianças rodolfenses. “Felicidade pra mim é ver as crianças do meu município felizes. Estou trabalhando para dar condições de uma vida melhor, através de mais investimentos na educação, saúde e principalmente em assistência social. Isso sim é uma das metas do meu governo”.

Na foto em destaque membros do conselho no momento de descontração do evento.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rodolfo Fernandes prepara o I FORUM COMUNITÁRIO PRO-SELO UNICEF – EDIÇÃO 2009-2012


A comissão pro-selo UNICEF reuniram-se durante dois meses onde articularam com representantes de várias instituições, entre elas: Conselho tutelar, conselhos municipais, secretarias, igreja e sociedade civil, a estruturação para a realização do fórum.

Mais uma vez na luta pela efetivação dos direitos de crianças e adolescentes do nosso município, será realizado neste dia 27 de setembro apartir das 8:0hs da manhâ na câmara municipal de nossa cidade, o I FORUM COMUNITÁRIO do selo UNICEF município aprovado edição 2009-2012.

Um espaço para debate sobre o diagnóstico da situação de crianças e adolescentes do município, elaborado pelo conselho municipal das crianças e adolescentes (CMDCA) e comissão pro-selo UNICEF.

Para o articulador Emanuel Valdivino, “acho de suma importância a mobilização em nosso município. Não existe só pensar no futuro sem antes pensar no hoje, pois o cuidado com as crianças e adolescentes tem que ser agora”. Frisou ele.

A presidente do CMDA, Meyre Bezerra tem a preocupação e o otimismo de que a prefeita Bernardette Queiroz, diante dessa mobilização implante a secretaria da juventude, que tratará de frente todos os problemas de crianças e adolescentes de Rodolfo Fernandes.

O I fórum comunitário servirá para mais uma etapa que será essencial para a conquista da 3ª edição do selo UNICEF – Município aprovado edição 2009-2012, para reforçar o empenho da sociedade na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Serão discutidos nos grupos nove objetivos de impactos que entre eles estão: Preocupação com nutrição de crianças, atenção a gestante adolescente e sobre cuidados na aprendizagem na pré-escola, ensino fundamental e médio, entre outros.

A prefeita e veterinária Maria Bernardette Dantas de Queiroz, disse que: “vejo nesse I fórum comunitário uma inicial discussão que é necessária para a organização do município cuidar melhor das crianças e adolescentes, visando sempre o melhor para eles. Estarei atenta a cada objetivo de impacto que será discutido, com isso estarei apta a tomar decisões importantes para o cuidado às crianças e adolescentes e no desenvolvimento municipal”.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Equipe de Karatê do Projovem adolescente é destaque em campeonato


A prefeitura municipal, através da secretaria de Assistência Social tem trabalhado para dar aos jovens dos programas sociais PETI E PROJOVEM ADOLESCENTE atividades esportivas e recreativas como: música, karatê, teatro, capoeira e futsal.

Uma das modalidades que está em destaque é o karatê, que tem 22 alunos que fazem aulas com o professor Evilázio Jocas e o ajudante Moézio Alves.

Um grupo de 15 jovens esteve no ultimo dia 28 de Agosto, participando do Campeonato Estadual de Karatê – 2010 na cidade de Tangará/RN obtendo êxito em suas apresentações. Os praticantes do Karatê esportivo e formação de praticantes de Karatê-Dô entendido como genuína arte marcial, ganharam 06 medalhas de ouro, 04 de prata e 04 de bronze.

Em Rodolfo Fernandes, os jovens hoje, contam com várias práticas esportivas, sendo que tudo isso vem do apoio da prefeitura e do programa PROJOVEM ADOLESCENTE, que atende a juventude dando suporte educacional de qualidade.

Os coletivos do PROJOVEM ADOLESCENTE são 06 em dois horários: Matutino e Vespertino. O funcionamento é na escola estadual João Cordeiro e conta com coordenadores e um trabalho de acompanhamento pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS com uma assistente social e uma psicóloga.

A prefeita Bernardette Queiroz orgulhosa em ver que todo o trabalho de apoio e investimento ta sendo válido, uma vez que, os próprios jovens reconhecem e estão mostrando desempenho nas atividades sócio-educativa.

“Fico feliz em receber de volta o carinho desses jovens, pois eles acreditam que estou fazendo o melhor que posso. Por isso implantei dentro da escola essas atividades complementares. A juventude rodolfense há muito tempo pede por espaços que possam mostrar suas habilidades, e vejo que o karate e também a capoeira hoje é uma referência para eles, coisa que era esquecida. Hoje é uma realidade”. Comentou a prefeita.

Equipe Pró-selo do Eixo 2 - Cultura, e Comunicação para Diversidade étnico racial faz visita em comunidade quilombola em Portalegre-RN.


A turma do Eixo 2 fizeram uma visita a comunidade quilombola chamada pega. Um lugar que fica na zona rural da cidade Portalegre/RN. Lá estiveram conversando com pessoas que nasceram e vivem até hoje com costumes e tradições antigas e que vem sobrevivendo ao tempo.

Uma das culturas mais vivas da comunidade quilombola é a agricultura e a rapa da mandioca, onde produzem a farinha.

Uma das entrevistas foi à senhora margarida Maria da conceição de 83 anos (na foto, sentada) que nos falou da vida em comunidade. Confirmou que por lá viviam escravos fugidos de lugares distantes. A sua família toda se encontra no lugarejo até hoje.

Mãe de 12 filhos, criando-se apenas 09. “As famílias que Predominam o lugar é a JACINTO e DELMIRO, e seus filhos todos casaram e estão todos Próximos a mim” frisou a senhora.
Uma das danças típicas que existe na comunidade do Pêga é a dança de São Gonçalo. Com 14 participantes, entre homens e mulheres a dança típica tem uma vestimenta de roupas brancas com instrumentos musicais.

No Brasil o início do culto a São Gonçalo do Amarante foi a data aproximadamente, da época em que os primeiros portugueses chegaram no Brasil. As Imagens de São Gonçalo, na sua grande maioria, apresentam fisionomia de alegria, que segundo o povo era a marca registrada de São Gonçalo.

O deixar a comunidade os jovens percebam o quanto o lugar é aconchegante, pois retrata uma vida simples, sem vaidades, e uma das constantes observações dada durante a entrevista foi a falta de investimento no lugar.

O grupo do eixo 2, conclui a visita com fotos, e passeios pelos principais pontos turísticos da cidade portalegre / RN.


Árvore do cajueiro. Uma cultura que até hoje é uma das fontes de riqueza e sustento da comunidade do pêga.
Casa típica da comunidade quilombola do sitio Pêga

Pilão, encontrado no sitio Pêga, que servia para pilar castanha para fazer farinha (fuba) e quebrar milho para consumo diário. Feito de um tronco de cajueiro, árvore tipica do lugar.



Imagem do santo São Gonçalo. Meu sonho é ter uma imagem grande, pois ele vai comigo onde eu estiver. Comentou Dona Alaide.



Construção antiga pertencentes a uma das moradoras do lugar e que é uma das fundadoras da dança de São Gonçalo, a senhora Alaide Maria da Conceição