A turma do Eixo 2 fizeram uma visita a comunidade quilombola chamada pega. Um lugar que fica na zona rural da cidade Portalegre/RN. Lá estiveram conversando com pessoas que nasceram e vivem até hoje com costumes e tradições antigas e que vem sobrevivendo ao tempo.
Uma das culturas mais vivas da comunidade quilombola é a agricultura e a rapa da mandioca, onde produzem a farinha.
Uma das entrevistas foi à senhora margarida Maria da conceição de 83 anos (na foto, sentada) que nos falou da vida em comunidade. Confirmou que por lá viviam escravos fugidos de lugares distantes. A sua família toda se encontra no lugarejo até hoje.
Mãe de 12 filhos, criando-se apenas 09. “As famílias que Predominam o lugar é a JACINTO e DELMIRO, e seus filhos todos casaram e estão todos Próximos a mim” frisou a senhora.
Uma das danças típicas que existe na comunidade do Pêga é a dança de São Gonçalo. Com 14 participantes, entre homens e mulheres a dança típica tem uma vestimenta de roupas brancas com instrumentos musicais.
No Brasil o início do culto a São Gonçalo do Amarante foi a data aproximadamente, da época em que os primeiros portugueses chegaram no Brasil. As Imagens de São Gonçalo, na sua grande maioria, apresentam fisionomia de alegria, que segundo o povo era a marca registrada de São Gonçalo.
O deixar a comunidade os jovens percebam o quanto o lugar é aconchegante, pois retrata uma vida simples, sem vaidades, e uma das constantes observações dada durante a entrevista foi a falta de investimento no lugar.
O grupo do eixo 2, conclui a visita com fotos, e passeios pelos principais pontos turísticos da cidade portalegre / RN.
Árvore do cajueiro. Uma cultura que até hoje é uma das fontes de riqueza e sustento da comunidade do pêga.
Pilão, encontrado no sitio Pêga, que servia para pilar castanha para fazer farinha (fuba) e quebrar milho para consumo diário. Feito de um tronco de cajueiro, árvore tipica do lugar.
Imagem do santo São Gonçalo. Meu sonho é ter uma imagem grande, pois ele vai comigo onde eu estiver. Comentou Dona Alaide.
Construção antiga pertencentes a uma das moradoras do lugar e que é uma das fundadoras da dança de São Gonçalo, a senhora Alaide Maria da Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário